Além Da Floresta

Confira detalhes sobre Além Da Floresta
TRABALHOS

Além Da Floresta

Além da Floresta é um recorte sensível de um lugar no tempo e no espaço, onde estão as memórias desbotadas de uma menina. Apesar de ser feliz na companhia de livros e viver em seu mundinho particular, ela sonhava em ser protagonista de uma estória sua, que fosse tão diferente quanto ela se sentia ao redor daqueles que conhecia. Foi então que, quando e onde ela menos esperava, um simples soprar do vento deu início a uma série de acontecimentos únicos, mas por sua própria escolha, essa era uma estória que ela não seria capaz de contar.

A idealização desse conto com uma pincelada de magia veio de uma vivência muito inusitada de sua autora com um quadro de amnésia retrógrada após a realização de uma cirurgia. A incapacidade de contar sua própria versão dos dias que foram apagados e especialmente, de se reconhecer como responsável pelas escolhas realizadas durante esse período, culminou em uma crise existencial que a levou a mudar o rumo de sua vida. Voltou-se então para o antigo desejo de estudar Psicologia e no ambiente acadêmico, foi apresentada por uma professora e psicóloga muito especial, à abordagem fenomenológica existencial, cuja teoria baseia-se em pensamentos de filósofos como Soren Keirkgaard, Martin Hiedgger, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, sendo esse último e sua obra “O ser e o nada”, as grandes referências teóricas que norteiam o desenrolar deste conto.

Outro elemento essencial para a construção do enredo de “Além da Floresta” é a música. Diversas composições de artistas contemporâneos serviram como inspiração para os cenários por onde transitam os dois personagens principais. Suas letras de certa forma também se relacionam à filosofia existencial, pois tratam de temas inerentes à condição humana e que a transcende, criando uma identificação com a narrativa na medida que refletem, de alguma forma, os sentimentos da autora e servem como um elo de ligação entre a pessoa que ela era antes e a que se tornou depois da amnésia. Construída ao longo de um processo de psicoterapia realizado pela psicóloga Daniely Dias Pacheco, o objetivo de “Além da Floresta” é traçar um paralelo entre a narrativa pessoal de sua autora, as contribuições da música para a expressão da essência humana e as premissas da filosofia existencial, apresentando de forma lúdica e delicada ao público infanto- -juvenil, novas lentes para se ver o mundo.

Com desenhos criados pela ilustradora e designer Laila Arêde, cada detalhe desta obra, desde o seu formato de impressão até a disposição das ilustrações ao longo do texto, é uma alusão a esses ingredientes, e trazem à materialidade os questionamentos que movem a estória: ir ou ficar? Lembrar ou esquecer? E o que realmente em nós fica do que deixamos para trás?

Compartilhe com seus amigos!
Duvidas? Manda um Whats!